Sobre

O Coletivo N·S·L·O reúne 5 músicos que se conheceram em Porto Alegre, no contexto do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Dario Rodrigues Silva (pianista), Heitor Oliveira (compositor), Gina Arantxa (flautista), Renan Simões e Sabrina Souza (violonistas). Com significativas trajetórias artísticas e acadêmicas independentes, os músicos unem forças para uma empreitada colaborativa. O objetivo artístico é a criação e difusão de um repertório autoral baseado na interação, no potencial expressivo e em experiências compartilhadas pelos músicos.

Coletivo N·S·L·O (da esquerda para a direita): Dario Rodrigues Silva, Gina Arantxa, Heitor Oliveira, Sabrina Souza e Renan Simões

A proposta criativa do Coletivo N·S·L·O está inserida no diálogo com a música de concerto pós-1960. Distingue-se, principalmente, pela exploração de certas potencialidades estéticas da situação de performance musical, tais como a interação com o público e a inserção de elementos visuais e gestuais no roteiro das peças musicais. A exploração dessas questões estava na raiz das duas primeiras colaborações de Heitor Oliveira com outros membros do coletivo: As Gerações dos Mortais Assemelham-se às Folhas das Árvores (2015-2017), com o pianista Dario Rodrigues Silva, e I saw them together ─ I heard them together (2017), com o Trio Capitólio, da flautista Gina Arantxa.

Já em sua formação completa, o Coletivo N·S·L·O teve projeto contemplado pelo programa Rumos Itaú Cultural 2017-2018, realizando concertos e atividades de formação e intercâmbio em Porto Alegre-RS, Mossoró-RN, Ribeirão Preto-SP, Cáli-Colômbia, entre novembro de 2018 e fevereiro de 2020. Durante esse período de viagens e colaborações, o grupo desenvolveu uma série de novas peças, com formações de solos, duos e quartetos. Ainda em 2020, contando com o patrocínio do Banco da Amazônia, esse novo repertório foi objeto de uma série de lançamentos fonográficos: Charlatório, Sururus perdidos e Rosa dos ventos. Os álbuns estão disponíveis nas plataformas digitais e por meio de The Committe for Sonic Research, que lançou ainda News, uma coletânea de remixes construídos por artistas associados ao selo, a partir das faixas da trilogia do Coletivo.

Encontre tudo sobre o Coletivo N·S·L·Ohttps://linktr.ee/coletivonslo



Comentários