Primeiro Movimento, Mossoró-RN: panorama

Final de concerto do Coletivo no Auditório do DART/FALA (UERN), em Mossoró (RN)

Entre os dias 25 e 28 de março de 2019, realizamos o nosso Primeiro Movimento, em Mossoró (RN). Foi uma semana intensa de atividades, na qual contamos com o forte engajamento dos nossos monitores e com uma ótima receptividade do público. Quanto à divulgação, tivemos cinco matérias televisivas, na TCM Mossoró e na TV AD, além da divulgação realizada pela equipe de comunicação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), onde realizamos todas as atividades.

Nossos monitores, alunos do curso de Licenciatura em Música da UERN, atuaram como assistentes das duas obras estreadas, e como equipe de apoio geral da semana de atividades. Nos primeiros minutos da oficina que realizamos com eles, eu os achei meio confusos e tímidos, mas logo se mostraram uma equipe extremamente envolvida com o projeto, conscientes da arte que estavam ajudando a construir.

Oficina realizada com os monitores do Coletivo

Além das oficinas com os monitores, foram realizados: masterclasses de flauta e piano, com Gina e Dario; uma mesa redonda, direcionada aos alunos da Licenciatura, com o tema “Trajetórias musicais: atuação profissional e interfaces criativas”; dois concertos com programas diferentes.

O primeiro concerto compreendeu duas partes bem distintas. Em um primeiro momento, apresentamos peças tonais do repertório da música de concerto; Dario, Gina, Sabrina e eu tocamos peças solo, e Sabrina e eu tocamos duos. Na segunda parte, estreamos os dois duos do Coletivo: Tudo é perdido quando o desejo fica repartido, para casal de violonistas e assistentes, e Novos sururus e quiprocós de um convescote chumbrega, para flauta, piano e assistentes.

O segundo concerto consistiu de peças contemporâneas diversas. Novamente, Dario, Gina, Sabrina e eu tocamos peças solo, e eu toquei duos com Sabrina. Ao final, tocamos, pela primeira vez, a improvisação guiada de Desfotografia, de Heitor. Foi uma experiência incrível estar junto ao Coletivo nesses dois recitais! Felizmente, o público marcou presença nos dois dias, mesmo com as chuvas, e se mostrou muito receptivo.


Comentários