Pandemia e gravações

Pandemia.

Para o Coletivo N·S·L·O significou o adiamento e, eventualmente, o cancelamento do quarto e último movimento de nosso projeto original, que consistiria na realização de apresentações musicais e outras ações culturais na cidade de Palmas-TO, em abril de 2020. Na mesma ocasião, seria realizada a gravação do nosso repertório para fins de lançamento como produto fonográfico.

Em diálogo com apoiadores e patrocinador do projeto, estabelecemos um novo cronograma de atividades para realizar o registro fonográfico e audiovisual do repertório criado pelo coletivo de maneira remota. As gravações ocorreram de outubro a novembro, a pós-produção de novembro a dezembro de 2020. Dario foi o único que esteve no Tocantins, gravando no piano do Teatro Sesc Palmas nos dias 14 e 15 de outubro. Renan e Sabrina gravaram em Mossoró e Gina em Porto Alegre. Mixagem e masterização foram realizadas por mim e pelo produtor musical Fred Garibalde, aqui em Palmas.


Heitor Oliveira revisa partituras, durante os preparativos para gravações de piano no Teatro Sesc Palmas, em 14 de outubro de 2020.

Agora, todo o material encontra-se pronto e será divulgado gradativamente ao longo dos próximos meses. São 11 peças, totalizando 97 minutos de música. Divididos em três álbuns, os fonogramas serão lançados nas plataformas de música. Os vídeos serão lançados no canal coletivo NSLO no YouTube.

Fonogramas e audiovisual

Toda a gravação foi planejada para que a captura de áudio e vídeo fosse feita simultaneamente. A proposta estética adotada para os vídeos foi retratar a realidade dos músicos em isolamento, acrescida de takes adicionais que denominamos de "visões paralelas", a fim de construir uma narrativa audiovisual em cada peça.

Concebidas a partir de diferentes abordagens do espaço de performance e das relações estabelecidas entre intérpretes e audiência, cada uma das 11 peças do nosso repertório tiveram que ser completamente reinventadas para os novos formatos.

O trabalho de edição, mixagem e masterização foi assumido como parte do processo criativo. A partir das performances instrumentais e vocais dos/das intérpretes do coletivo, a sonoridade dos fonogramas e do projeto como um todo foi finalizada por meio de processamentos ─ ora mais discretos, ora mais ousados ─ e da inserção de sons pré-gravados. 

Aprendizados e resultados

Ao fim e ao cabo, o desafio imposto pela pandemia convocou novos aprendizados. Sobre o processo de gravação em seus aspectos técnicos e artísticos, mas também sobre as próprias concepções composicionais e performativas exploradas ao longo de todo o projeto.

O resultado obtido, entretanto, é o que merece maior destaque. De fato, esse resultado ─ os onze fonogramas de estúdio e os onze vídeos ─ é mais consistente e duradouro do que seria obtido no cumprimento do planejamento original. Naquele formato, nosso foco estaria sobre os eventos presenciais que seriam realizados em Palmas e as gravações teriam mais a característica de registros dos eventos.  

Ao substituir a realização dos eventos pela produção dos fonogramas e vídeos, o foco foi transferido para o processo de gravação em si. Assim, os resultados são produtos especificamente concebidos e desenvolvidos para a experiência artística que pretendemos proporcionar.



Comentários