Episódios de viagem: planejamento e escrita

O planejamento e a escrita da série Episódios de viagem teve como principal motivação inicial a ideia de construir peças para o palco de grandes teatros, com sonoridade mais robusta, que permitisse uma performance mais incisiva e virtuosística, na comparação com as peças mais intimistas e reflexivas criadas até então pelo coletivo. Nessa mesma direção, a amplificação e o uso de processamento de áudio com recursos low tech, também foram definidos no estágio de planejamento, sendo o planejamento e a escrita já desenvolvidos com esse contexto sonoro em mente.

A ideia de voltar a explorar aspectos de ação, visualidade e teatralidade (que se sedimentaram como característicos do trabalho do coletivo nas peças anteriores) também foi mantida. Embora, tivesse consciência que, no contexto do palco, trabalhando com amplificação, os desafios para explorar esse aspecto seriam maiores.

Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, a escrita dos Episódios de viagem representou a sedimentação de uma proposta de escrita baseada na ideia de rápida alternância e recombinação de células (motivos, ideias curtas) e módulos (frases, ideias um pouco mais longas). Em The meme loop e em alguns episódios (sessões) de El viejo de bien, essa técnica fundamenta a proposição de jogos de improvisação. Em outros episódios de El viejo de bien e em toda Rosa dos ventos, essa solução técnica é a base da escrita realizada por extenso por mim na partitura.

Linha melódica original

As primeiras ideias formuladas para o que viriam a ser as três peças da série Episódios de viagem tomaram a forma de uma linha melódica extendida, escrita entre setembro e outubro de 2019. Comecei essa escrita pensando na abertura de El viejo de bien.

Manuscrito da ideia melódica original para a série Episódios de viagem

Entretanto, o papel atribuído por mim a essa linha melódica flutuou no processo de escrita. A princípio, descartei a ideia de iniciar El viejo de bien com sua apresentação e, por um tempo, considerei utilizá-la apenas como ponto de partida para formulação de células e módulos. Depois, voltei a considerar sua inclusão literal, o que ocorre nas seções imitativas de El viejo de bien e Rosa dos ventos. Essa decisão ocorreu quando me dei conta que, mesmo sem planejamento consciente, os segmentos da melodia (separados por barras pontilhadas e numerados no manuscrito reproduzido acima) possuem a mesma duração e proporcionavam um resultado bastante interessante para texturas de contraponto invertido.

Formulação de células e módulos

Tomando a linha melódica original como ponto de partida, iniciei a formulação de células e módulos ainda no caderno de manuscritos. Buscava adaptar o material de alturas para o violão, considerando ainda a formação de El viejo de bien, um duo para flauta (Gina) e violão (Sabrina).

Grupo 1 de células escritas a partir da reorganização das alturas da linha melódica inicial

Grupo 2 de células escritas a partir da reorganização das alturas da linha melódica inicial

Uma vez que decidi que esse tipo de células faria parte da escrita de toda a série Episódios de viagem, esse material dos manuscritos foi utilizado nas três peças e esse processo de pré-escrita teve continuidade na escrita dos dois duos: The meme loop e El viejo de bien.

The meme loop: 5 jogos de improvisação guiada

A escrita de The meme loop dá continuidade à formulação de células iniciada nos manuscritos já em arquivos de rascunho criados com software de notação musical e considerando a formação desta peça, um duo para violão (Renan) e piano (Dario).

Estrutura em palíndrome de The meme loop, com formas no diagrama indicando a correspondência entre dois pares de jogos

A estrutura dessa peça, uma sequência de cinco jogos de improvisação, foi definida no início do planejamento, ou seja, antes do desdobramento da escrita, e não sofreu alteração. Trata-se de uma estrutura em palíndrome, tendo o jogo central (número 3) como eixo, construído como diálogo e alternância entre os dois músicos. Os demais jogos estão organizados em pares que se espelham. Nos jogos 1 e 5 (início e final), inverte-se a intensidade de repetição das ações em ordem aleatória. Nos jogos 2 e 4 (moto continuo), inverte-se a apresentação do material, primeiro da frase curta para a frase longa e, depois, da frase longa para a frase curta.

O grau de indeterminação varia em cada jogo, referindo-se principalmente a escolhas dos intérpretes na ordem de execução dos materiais e nos momentos de transições formais dentro de cada jogo e na passagem de um jogo a outro.

O processamento de áudio, com uso de delay é aspecto integrante na concepção dos jogos 1 e 5, que mesclam a execução de material musical com a realização de ações sem implicação sonora. A proposta é que o uso do efeito permita a geração de uma massa sonora, visando a sustentação sonora em meio à mescla de ações dos intérpretes. É também fundamental para a solução formal do início e do fim da peça. No jogo 1, o efeito é gradativamente reduzido, com sua retirada antecipando a transição para o jogo 2 e a continuidade da peça. No jogo 5, o efeito é gradativamente aumentado, permitindo que, finalmente, os intérpretes abandonem os instrumentos, enquanto a sonoridade da peça termina de se dissolver.

El viejo de bien: episódios

O processo de planejamento de El viejo de bien mostrou-se mais tortuoso. O aspecto de planejamento mantido é a ideia de ter a peça como uma série de episódios, com distintas abordagens ao caráter do material rítmico e à relação entre sonoridade instrumental, amplificação e processamento de áudio.

A definição de quantos e quais seriam esses episódios passou por dois momentos distintos.

Primeira versão do planejamento de episódios para El viejo de bien

Nessa primeira versão, as anotações iniciais propunham analogias e metáforas para me ajudar a delimitar o rumo que queria dar à elaboração do material musical. Posteriormente, avaliei que a quantidade de episódios prevista nesse plano era excessiva, tendo em vista a duração e dinâmica pretendida para a peça.

Segunda versão do planejamento de episódios para El viejo de bien

Na segunda versão, que já prevê, inclusive, a inserção da difusão sonora, a forma final da peça, com poucos ajustes decorrentes da escrita, encontra-se definida. As anotações de durações dos episódios 1, 3 e 5 testemunham que utilizei esse diagrama como referência ao longo da escrita. Esses  episódios, cuja estimativa de duração foi constatada, são escritos de maneira contínua e tradicional, enquanto os episódios 2 e 4 são jogos de improvisação guiada com uma proposta de escrita indeterminada semelhante à que foi utilizada nos jogos 1 e 5 de The meme loop.

Rosa dos ventos: sobreposição e variação de células e módulos

O planejamento para Rosa dos ventos consistia em escrever segmentos de duração fixa, cada um correspondente a 7 compassos com fórmula de compasso 3/4 em andamento de 80 b.p.m., com inserção da sessão contrapontística em determinado ponto (que acabou ficando no número 24 da partitura, ou seja, após os 23 primeiros segmentos de duração fixa). A escrita de cada um dos segmentos de duração fixa consiste na construção de texturas com as mesmas células e módulos de The meme loop e El viejo de bien. São texturas semelhantes às que eu esperaria ouvir resultando da escrita indeterminada de alguns dos jogos de improvisação guiada propostos nas duas peças anteriores, com duas diferenças fundamentais: a existência de uma métrica mais rígida e o desenvolvimento proposital das continuidades entre as texturas e da forma geral da peça, como resultado das escolhas composicionais que visavam conduzir o ouvinte por um percurso sonoro, a partir dessa estrutura.

O planejamento do processamento de áudio e da difusão sonora para Rosa dos ventos não foi tão específico. Minha intenção era experimentar com possibilidades dos mesmos tipos de efeitos utilizados nas peças anteriores, examinando as implicações dessas inserções para o fluxo da peça. Essa intenção dependeria de uma acesso ao equipamento durante os ensaios, que acabou não se concretizando no período que antecedeu a estreia em Cali. Esse aspecto permanece relativamente em aberto, com a necessidade de futuras oportunidades para testes e decisões.

Série Episódios de viagem e sua abordagem de escrita

Minha intenção expressiva inicial e meu posicionamento frente às condições concretas de realização no contexto do projeto do Coletivo N·S·L·O foram o ponto de partida para uma proposta de escrita. Nessa proposta, o tratamento pontual dos materiais e a exploração de suas possibilidades de continuidade e combinação ora possibilita a formulação de jogos de improvisação guiada, ora é base para realização de texturas com ostinatos e defasagens.


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